Google Play Games permitirá partidas multiplayer entre Android e iOS

Por meio do Android Developers Blog, página oficial da companhia voltada para desenvolvedores, a Google anunciou que aproveitará a sua participação na Game Developers Conference (GDC) 2014 para anunciar uma série de melhorias no Google Play Games.
Esse serviço multiplataforma da companhia, disponível atualmente para Android, iOS e web, tem como objetivo integrar e sincronizar conquistas, rankings multiplayer e saves de jogos. E o mecanismo tem ganhado grande relevância dentro do sistema operacional do robozinho verde.
De acordo com essa publicação, 3 de 4 aparelhos com Android ativos é usado para jogar com grande frequência — sendo essa uma das principais funcionalidades procuradas pelos consumidores da plataforma. Se levado em consideração o dado de que existem cerca de 1 bilhão de dispositivos Android em funcionamento, os desenvolvedores possuem uma audiência potencial imensa.

Foco no desenvolvimento

Pensando nisso a Google está implementando diversos avanços nos recursos destinados ás produtoras. Entre eles, está a atualização do plugin Unity para facilitar o desenvolvimento de jogos cross-plataform, permitindo que você enfrente jogadores que estejam usando um sistema operacional diferente.
Outros aperfeiçoamentos ficam com o mecanismo de estatística do Play Games — utilizado pelos desenvolvedores para acompanhar e monitorar a jogatina de seus produtos ao redor do planeta —, e novos recursos na plataforma AdMob, incluindo a integração nativa ao Google Analytics.
A ideia aqui é permitir que os desenvolvedores saibam com mais precisão como os jogadores interagem com seus apps. Por fim, o serviço deve promover publicidades pagas e ofertas de microtransações internas nos games mais direcionadas ao perfil de cada gamer.

Os gamers não foram esquecidos

Em relação aos jogadores, o Play Games passa a contar com um sistema de envio de “presentes”, objetos e itens que fazem parte de um game poderão ser encaminhados para seus círculos de amigos ou através do recurso de pesquisa de jogadores.
Além disso, o acervo de títulos foi reorganizado e terá 18 novas categorias (facilitando a procura por um gênero específico), é possível envio convites múltiplos de partidas e o iOS passa a ter suporte para jogatina multiplayer. O lançamento oficial de todas essas melhorias acontece amanhã, dia 18 de março, durante uma keynote da Google na GDC 2014. A maioria dessas novidades entrará em vigor nessa data.

Comentários